Por que preciso ter atenção com exame de eletrocardiograma?
O exame de eletrocardiograma é simples e muito eficiente para uma avaliação ampla e rápida da saúde do coração. Além de uma grande demanda para investigações de arritmia e outras anormalidades de funcionamento do órgão, também é um dos exames exigidos em protocolos pré-cirúrgicos, sendo ainda indicado como exame de rotina anual para homens a partir dos 45 anos e mulheres a partir dos 55 anos.
A oferta desse serviço pode trazer mais recursos para a clínica, mas alguns cuidados devem ser observados para se evitar resultados incorretos, que podem gerar problemas de reputação e processos por danos por morais. Para conferir alguns cuidados que se deve ter com o exame de eletrocardiograma e entender a sua importância, continue lendo este post!
Treinamento da equipe
Um dos problemas mais comuns com equipe não qualificada é a colocação incorreta dos eletrodos que farão a medição dos impulsos elétricos, o que gera resultados também incorretos. Sendo assim, o médico diagnóstico que fará a leitura do documento também vai incorrer em erro, já que terá em mãos uma descrição equivocada dos batimentos cardíacos.
Portanto, apesar do equipamento de eletrocardiograma ser operacionalmente muito simples, é fundamental que o técnico de enfermagem responsável por realizar os exames esteja muito bem treinado e capacitado, para que se evite qualquer erro.
Erros de diagnósticos
Obviamente, qualquer erro de diagnóstico pode ser desastroso para a reputação da sua clínica. Além de causar grande transtorno para o paciente que recebe um resultado errado, indicando uma doença não existente ou mascarando uma condição médica que precisa de cuidados, ainda outros danos podem ser gerados, como a perda de uma vaga de emprego devido a um resultado de eletrocardiograma equivocado no exame admissional, por exemplo.
Essas são condições que, sem dúvidas, podem gerar uma crise de confiança com relação ao serviço prestado pelo seu estabelecimento — não apenas para o paciente, que certamente não vai querer voltar à clínica, mas também para os médicos e planos de saúde que podem abrir mão de parcerias com você devido a um transtorno como esse.
Processos judiciais por dano moral
Muitas clínicas têm passado por situações judiciais delicadas relacionadas a erros em exames de eletrocardiograma. Pacientes que se sentiram muito prejudicados por esses enganos frequentemente entram na justiça, e vêm ganhando causas por danos morais com valores médios de R$30 mil — o que é bem pesado para o orçamento de qualquer clínica.
Como a telemedicina pode ajudar
Diante de tudo isso, um bom serviço de telemedicina pode ser um grande aliado para garantir que sua clínica ofereça exames de eletrocardiograma eficientes e de excelente qualidade e preserve sua reputação, o que pode refletir na conquista de novos clientes. Além disso, o serviço de telemedicina reconhecidamente reduz custos operacionais, já que os laudos do eletrocardiograma são feitos pela equipe à distância.
Outra vantagem da telemedicina na realização do exame de eletrocardiograma é que a responsabilidade pelo treinamento da sua equipe de enfermagem que irá operar o equipamento fica por conta da empresa. Isso significa que você terá sempre uma equipe bem treinada para realizar os exames, evitando aqueles erros comuns, como o já citado uso incorreto dos eletrodos, e, consequentemente, evitando prejuízos com processos por danos morais.
E então, gostou dessas dicas sobre os cuidados com o exame de eletrocardiograma? Agora, não se esqueça de compartilhá-las nas suas redes sociais!