Curativo a vácuo: 5 motivos para utilizar essa tecnologia
A cicatrização e os curativos de feridas exige esforços além da capacidade humana de suportar a dor: os pacientes ficam expostos a uma série de transtornos como mal-estar, dor e desconforto. Porém, uma nova tecnologia na área médica promete acabar com o sofrimento de milhares de pacientes e devolver-lhes uma rotina normal e tranquila, com o uso do curativo a vácuo, uma tecnologia nova e revolucionária, que permite que os ferimentos cicatrizem de maneira mais rápida e eficaz. Confira quais são os principais motivos para fazer uso dessa técnica de recuperação.
Como funciona o curativo a vácuo?
Essa técnica inovadora consiste na aplicação de uma pressão negativa (vácuo) através de uma espuma de poliuretano, que é ajustada ao tamanho e à profundidade da ferida no paciente. A ferida é então coberta por um filme ligado a um aparelho que controla a graduação e também a frequência do vácuo. Dessa forma, o processo de cicatrização é acelerado e a lesão é curada em um menor espaço de tempo.
Quais as indicações de uso?
A técnica de curativo a vácuo é indicada para:
- Tratamentos de feridas diabéticas;
- Enxertos de pele;
- Queimaduras;
- Úlceras por pressão;
- Síndrome do abdome aberto;
- Síndrome compartimenta;
- Síndrome de Fournier;
- Feridas ortopédicas;
- Mediastinite.
Quais são os principais motivos de se usar o curativo a vácuo?
Ter uma ferida de difícil cicatrização não é nada cômodo, tanto para pacientes quanto para médicos e enfermeiros, e os profissionais da saúde em geral. O uso do curativo a vácuo é indicado pelos seguintes motivos:
Diminui o tempo de internação
Quando os pacientes possuem feridas complexas e de lenta cicatrização, é necessário que suas estadias nos hospitais sejam demoradas e sofridas, mas isso está prestes a mudar. Com a aplicação dessa inovadora técnica, os tempos de internação diminuirão.
Menor troca de curativos
Como o tempo de cicatrização é diminuído, as trocas de curativos são menores. Proporcionando ao paciente menos idas a hospitais, clínicas e postos de saúde.
Metodologia simples e prática
A técnica de curativo a vácuo, diferente dos curativos convencionais que exigem uma série de itens, como faixas, pomadas e esparadrapos, é simples, direta e de fácil aplicação.
Uniformização de materiais
Mesmo com padronização dos serviços, hospitais, postos de saúde e UBS ainda utilizam diferentes materiais para realização de curativos. Porém, ao utilizar o curativo a vácuo, essa discrepância de materiais tende a se extinguir, o que acarretará uma padronização de materiais e insumos medicinais utilizados nas unidades de saúde. Essa uniformização proporcionará economia e resultados satisfatórios não só para os pacientes, mas para as clínicas e hospitais, ao propiciar economia de tempo e financeira.
Qualidade de vida aos pacientes
Esse pode ser apontado como o principal motivo do uso do curativo a vácuo. Quem possui feridas de difícil cicatrização sabe quão doloridas elas são, além de causarem uma série de desconfortos. Essa técnica inovadora, além de ser econômica, é capaz de devolver a qualidade de vida às pessoas que dela se aproveitarem.
Ainda pouco difundido, o curativo a vácuo tende a ganhar cada vez mais espaço em hospitais e clínicas.
Você já fez uso da tecnologia ou conhece alguém que tenha feito? Utilize os comentários para nos contar quais foram os resultados obtidos.